700 g de bacalhau demolhado
- 100 g de queijo ralado
- 4 cenouras
- 3 cebolas
- 3 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de pão ralado
- Sal e pimenta q.b.
PARA O MOLHO BECHAMEL:
- 1 L leite
- 100 g de farinha
- 80 g de margarina
- 1 pitada de noz-moscada
- Sal e pimenta q.b.
Deite, no copo do robot, 1 L de água. Coloque o bacalhau no recipiente de vapor, tape, encaixe o recipiente em cima do copo e ligue na velocidade 2 à temperatura à vapor durante 20 minutos. Retire o recipiente, deixe arrefecer o bacalhau e depois limpe-o de peles e espinhas.
Descasque as cenouras, as cebolas e os alhos, corte tudo em pedaços grandes, deite-os no copo e ligue na velocidade 6 durante 50 segundos. Limpe as paredes do copo e ligue novamente até ficar tudo bem misturado.
Coloque depois o acessório misturador, junte o azeite e deixe cozinhar na velocidade 1, à temperatura de 90ºC, durante 20 minutos. Adicione então o bacalhau pelo buraco do copo, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar mais 1 minuto. Retire e deite para um tabuleiro.
Faça o molho: Lave o copo do robot, coloque-lhe o acessório misturador, deite o leite, a farinha e a margarina, tempere com a noz-moscada, sal e pimenta e ligue na velocidade 3 à temperatura de 90ºC durante 15 minutos.
Espalhe o molho em cima do bacalhau no tabuleiro, polvilhe com o queijo e o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar bem douradinho. Retire e pode sirvir polvilhado com um pouco de salsa picada e acompanhado com arroz branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário