sábado, 11 de junho de 2011

Creme de Bacalhau Gratinado

700 g de bacalhau demolhado

- 100 g de queijo ralado

- 4 cenouras

- 3 cebolas

- 3 dentes de alho

- 4 colheres (sopa) de azeite

- 2 colheres (sopa) de pão ralado

- Sal e pimenta q.b.

PARA O MOLHO BECHAMEL:
- 1 L leite

- 100 g de farinha

- 80 g de margarina

- 1 pitada de noz-moscada

- Sal e pimenta q.b.

Deite, no copo do robot, 1 L de água. Coloque o bacalhau no recipiente de vapor, tape, encaixe o recipiente em cima do copo e ligue na velocidade 2 à temperatura à vapor durante 20 minutos. Retire o recipiente, deixe arrefecer o bacalhau e depois limpe-o de peles e espinhas.

Descasque as cenouras, as cebolas e os alhos, corte tudo em pedaços grandes, deite-os no copo e ligue na velocidade 6 durante 50 segundos. Limpe as paredes do copo e ligue novamente até ficar tudo bem misturado.

Coloque depois o acessório misturador, junte o azeite e deixe cozinhar na velocidade 1, à temperatura de 90ºC, durante 20 minutos. Adicione então o bacalhau pelo buraco do copo, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar mais 1 minuto. Retire e deite para um tabuleiro.

Faça o molho: Lave o copo do robot, coloque-lhe o acessório misturador, deite o leite, a farinha e a margarina, tempere com a noz-moscada, sal e pimenta e ligue na velocidade 3 à temperatura de 90ºC durante 15 minutos.

Espalhe o molho em cima do bacalhau no tabuleiro, polvilhe com o queijo e o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar bem douradinho. Retire e pode  sirvir polvilhado com um pouco de salsa picada e acompanhado com arroz branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário